Eldevina Materula certifica “Dona Ana” com selo Limpo e Seguro em Vilankulo

O discurso saiu do papel e seguiu pela Estrada Nacional directamente para Vilankulo. Depois do lançamento da certificação selo “Limpo e Seguro”, ano passado, eis que ontem (14) a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, procedeu com a certificação do Hotel Dona Ana, em Vilankulo, depois do Instituto Nacional do Turismo (INATUR) ter procedido com quatro estabelecimentos hoteleiros naquele distrito turístico.

O Hotel Dona Ana, em Vilankulo, é, assim, o quinto a ser contemplado naquela passagem da governante pelo distrito. Hoje (15), Materula certifica Hotel Azura e amanhã (16) o Hotel Anantara.

No evento, a dirigente referenciou que “a indústria turística é considerada das mais promissoras e de rápido crescimento em todo o mundo. Contudo, neste momento, é a área que mais se ressente dos efeitos nefastos do surto da pandemia. Mesmo após o relaxamento progressivo das medidas restritivas, prevê-se uma recuperação lenta do sector dada à sua transversalidade”.

Para catalisar a rápida recuperação do sector, o Ministério da Cultura e Turismo, através do INATUR, concebeu o Selo “Limpo & Seguro”, um mecanismo de certificação para entidades e serviços que operam no Sector da Cultura e do Turismo, bem como para todos que indirectamente intervêm nesta área, cumprindo rigorosamente com os protocolos sanitários validados pelo Ministério da Saúde no contexto da COVID-19.

Desde a altura do seu lançamento até a data actual, foram registadas em todo o país 190 candidaturas, realizadas 83 vistorias, efectuadas 62 atribuições e acções de monitoria que culminaram com a revogação do Selo Limpo & Seguro em três estabelecimentos.

Segundo Materula, as estatísticas evidenciam que nem todos os candidatos ao selo têm o privilégio de ser certificados ou reconhecidos como Limpos & Seguros.

Ser limpo e seguro, hoje, é um dos preceitos básicos da indústria global, e todos os destinos turísticos que queiram continuamente se tornar competitivos e firmar-se como seguros devem incorporar esta iniciativa nas suas várias vertentes.

Estiveram presentes no evento o Director Nacional do INATUR, Marcos Vaz, o Presidente do Conselho Autárquico da Vila de Vilankulo, William Tunzine, a Secretária-Permanente do Distrito de Vilankulo, Sónia João Leonardo, em representação do Administrador da Vila de Vilankulo, e o representante da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Albino Mahumane.

Importa referenciar que a atribuição do selo foi antecedida por uma escala aos limites da Área de Protecção Ambiental de Pomene, interacção com as autoridades locais, visita ao Hotel Pomene, a Pomene Lodge e a locais com potencial para o desenvolvimento turístico integrado.

Partilhe: