A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e a MozParks Holding pretendem acelerar a industrialização nas províncias do norte de Cabo Delgado, Nampula e Niassa. A iniciativa, Parques do Norte, tem como objectivo aproveitar o vasto potencial da indústria extractiva da região para impulsionar a criação de empregos, atrair investimento e fortalecer as cadeias de valor locais.
“Parques do Norte é um passo decisivo para desbloquear o potencial do Norte de Moçambique, através da criação de polos de fornecedores que irão gerar empregos e atrair investimento de longo prazo”, afirmou Onório Manuel, Diretor-Geral da MozParks.
Através desta parceria, a ADIN irá apoiar a MozParks no estabelecimento de parques industriais e aldeias para PME estrategicamente localizados em torno de projectos âncora nos sectores da energia, mineração e agroindústria. Estes pólos permitirão que pequenas e médias empresas (PME) participem directamente em cadeias de valor de grande escala, ao mesmo tempo que criam oportunidades para a juventude através de estágios, formação profissional e programas de empreendedorismo.
O Presidente da ADIN, Jacinto Loureiro, destacou que a MozParks é uma organização local, tal como a ADIN, com a missão de promover o desenvolvimento económico do país. Trabalhando em conjunto, as duas instituições podem alcançar muito mais em benefício da população da região norte e das empresas locais, tendo a industrialização como pilar central desta transformação.
Espera-se que a iniciativa crie milhares de empregos e gere oportunidades de rendimento para famílias, ao mesmo tempo que posiciona o norte de Moçambique como um destino competitivo para o investimento industrial. Ao concentrar fornecedores e serviços em torno das indústrias extractivas e transformadoras, os parques irão assegurar que os benefícios económicos permaneçam na região, impulsionando o crescimento sustentável e o desenvolvimento comunitário.
Frise-se que MozParks é uma criadora e operadora de Zonas Económicas Sustentáveis, estabelecida como uma parceria público-privada entre a African Sustainable Economic Zones Alliance (ASEZA) e a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX). A MozParks gere parques em Beluluane e Nampula, com planos de expansão para a província de Cabo Delgado. Até à data, a MozParks atraiu mais de 60 empresas de 18 países, de forma a contribuir para a geração de rendimento para mais de 120.000 pessoas em Moçambique e atraindo mais de USD 3 mil milhões em investimentos no Parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo.