O teatro ganha nova vida em Maputo com o “Maputo em Cena”, evento que acontece de 11 a 20 de Setembro, levando ao público espectáculos e encontros em vários espaços culturais da capital.
“Maputo em Cena”, concebido e apresentado pela Olankha, sob coordenação de Isabel Jorge, em estreita articulação com o CCFM, propõe-se a valorizar a criação teatral moçambicana, ampliar o acesso do público a propostas contemporâneas e reforçar a consolidação de um ecossistema artístico mais estruturado, em diálogo com redes profissionais nacionais e internacionais.
A abertura, no dia 11 de Setembro às 19h00, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, será marcada pela reposição do clássico “Os Meninos de Ninguém”, da histórica companhia Mutumbela Gogo, agora com um elenco renovado.
Após a abertura, o “Maputo em Cena” continua a levar teatro e actividades de mediação a diversos palcos da cidade, incluindo o CCFM, Casa Velha, Projecto Utopia, Makhall’Artes, Museu Mafalala, Ntsindya, Sabura e o Teatro Avenida.
Para além do talento moçambicano em palco, o festival conta também com a participação da companhia portuguesa Mala Voadora, que, para além das suas apresentações, irá conduzir oficinas de encenação, representação, cenografia e técnicas de produção teatral, promovendo a partilha de saberes e experiências entre artistas nacionais e internacionais.
O “Maputo em Cena” pretende afirmar-se como um espaço de encontro, partilha e circulação de ideias e práticas, fortalecendo a cena teatral contemporânea de Maputo e criando pontes com outros contextos artísticos, dentro e fora de Moçambique.
Trata-se de um projecto que se integra no âmbito do Fonds Équipe France – Création 2024-2025 (FEF Création), mecanismo financiado pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França e implementado em Moçambique pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), operador mandatado pela Embaixada da França em Moçambique. Este fundo tem como finalidade fortalecer o empreendedorismo cultural no sector das Indústrias Culturais e Criativas (ICC).