O Governo de Moçambique lançou o seu novo sistema de e-Visa com tecnologia digital, assinalando um passo significativo na modernização do sistema de processamento de vistos do país e no reforço da sua posição enquanto destino global de viagem acessível. Numa cerimónia oficial realizada nesta quarta-feira (11), a plataforma foi lançada por Daniel Francisco Chapo, Presidente da República de Moçambique, durante a Conferência de Transformação Digital.

Prevê-se igualmente que o sistema de e-Visa de nova geração desempenhe um papel fundamental na promoção internacional de Moçambique, através de um programa planeado de promoção turística que tira partido da plataforma digital e de uma vasta rede internacional para apoiar o crescimento das entradas de visitantes, em alinhamento com os objectivos governamentais para o turismo.

Suportada pela VFS Global — líder mundial em serviços tecnológicos de confiança que promovem a mobilidade segura para governos e cidadãos — a nova plataforma digital integra automação avançada, estruturas de segurança de dados e arquitectura baseada em cloud, permitindo a viajantes de 183 países submeter online pedidos de visto para Moçambique através de uma solução de e-Visa segura e totalmente integrada, que gere os aspectos administrativos e não decisórios dos pedidos de visto.

A solução abrange múltiplas categorias de Visto e ETA, incluindo Turismo, Negócios, Tripulação em Transbordo, Desporto e Cultura, Assistência Humanitária, Petróleo e Gás, com durações de estadia que variam entre vistos de curta duração e vistos de longa duração até dois anos, tudo através de um sistema único e unificado.

De acordo com o Director Comercial da VFS Global, “é um privilégio estabelecer parceria com o Governo de Moçambique nesta importante iniciativa de transformação digital, que reflecte um compromisso partilhado com a facilitação de uma mobilidade global segura e eficiente. A nova plataforma introduz capacidades digitais modernas, reforçando o compromisso de Moçambique em acolher o mundo através de soluções de mobilidade seguras, eficientes e orientadas pela tecnologia”. Como parte da sua implementação, sustenta Jiten Vyas, o projecto e-Visa apoia o emprego e a capacitação local, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências e a criação de postos de trabalho no país.

Concebida para proporcionar uma experiência de utilização fluida, a plataforma oferece navegação intuitiva, extração de dados do passaporte com recurso a IA, um editor de fotografias integrado e um ‘gateway’ internacional de pagamentos seguro, permitindo aos requerentes concluir o processo antes da viagem. Trata-se de um sistema totalmente adaptável a diferentes dispositivos e conta com apoio ao cliente multilingue disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desenvolvida com base numa arquitectura escalável em cloud, a plataforma assegura elevado desempenho, monitorização em tempo real e disponibilidade ininterrupta, sendo todos os pedidos verificados em termos de qualidade por uma equipa dedicada de back-office a operar 24/7 em Moçambique e protegidos em conformidade com normas globais de segurança e protecção de dados.

A VFS Global possui experiência na disponibilização da sua plataforma digital de E-Visa a 12 governos, incluindo Tailândia, Indonésia, Dubai, África do Sul, Brasil, Guiné Equatorial, Azerbaijão e Suriname, entre outros.

A operar em Moçambique desde 2017, a VFS Global tem processado pedidos de visto para 4 governos, através de 3 centros de vistos localizados em Maputo. Com um total de 27 colaboradores moçambicanos, a VFS Global já processou mais de 100.000 pedidos de visto em Moçambique.

Enquanto líder mundial em serviços tecnológicos de confiança que promovem a mobilidade segura para governos e cidadãos, a VFS Global adopta a inovação tecnológica, incluindo Inteligência Artificial Generativa, para apoiar governos e missões diplomáticas em todo o mundo. A empresa gere as tarefas administrativas e não decisórias relacionadas com pedidos de visto, passaporte e serviços consulares para os seus governos clientes, aumentando a produtividade e permitindo-lhes concentrar-se exclusivamente na tarefa crítica de avaliação.

Com uma abordagem responsável ao desenvolvimento, adopção e integração tecnológica, a empresa privilegia práticas éticas e a sustentabilidade, actuando como parceiro de confiança de 70 governos clientes. Operando mais de 4.000 Centros de Atendimento em 165 países, a VFS Global processou eficientemente mais de 523 milhões de transacções desde 2001.

Com sede em Zurique e no Dubai, é maioritariamente detida por fundos de investimento geridos pela Blackstone Inc., contando ainda com accionistas minoritários, incluindo a Kuoni e a Fundação Hugentobler, sediadas na Suíça.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart