A artista plástica moçambicana Fauziya Fliege está a participar na exposição colectiva de “Arte e Cultura Emy África”, que ocorre de 19 a 22 de Junho no Centro Internacional de Conferências de Accra, em Ghana.
Esta mostra reúne mais de 35 artistas e celebra a criatividade, identidade e expressão cultural. Fauziya representa Moçambique com a sua obra “Carregamentos de esperança”, uma peça que utiliza a técnica de acrílico sobre tela e que simboliza a esperança de um futuro mais verde e próspero para o continente africano.
De acordo com a artista, “esta obra destaca a esperança de um país mais verde, de um continente africano mais bonito, de um continente africano mais fácil para viver”, pois, justifica, “a natureza é o que muda tudo, se tivermos mais natureza, vai haver mais chuvas” e onde há mais chuva, “vai haver mais produção alimentar, onde há mais produção alimentar não vai haver fome, vai haver muita paz, muita educação.
A “EMY África Expo”, que faz parte do evento maior “EMY África”, é uma plataforma multifacetada que visa celebrar a excelência e promover a cultura africana, oferecendo um espaço para negócios, arte e inovação. Desde a sua fundação em 2016, a “EMY África” tem sido uma iniciativa que inspira e conecta indivíduos e comunidades através de eventos e reconhecimento de liderança.
Além da sua participação em Ghana, Fauziya Fliege também junta-se a uma exposição colectiva na Universidade de St. Thomas, em Miami, nos Estados Unidos de América, no dia 21 de Junho, que homenageia um fotógrafo destacado da Costa Rica e conta com a curadoria da gestora cultural Irene Antillón.