O fotojornalista Féling Capela é curador da exposição “50 Anos de Vozes, Imagens e Memórias: A Alquimia do Tempo em Nós”, inaugurada esta quarta-feira (25) no Centro Cultural Moçambique-China pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo.
“Gostei imenso da mostra e da curadoria muito bem conseguida, pois retrata a nossa história com tanta sensibilidade, gostei, parabéns”, referiu o chefe de Estado após apreciar a exposição.
O Presidente Chapo destacou ainda o valor simbólico da mostra. “Esta exposição é um tributo à nossa capacidade de transformar desafios em conquistas”.
Com 18 anos de carreira no Jornal Notícias e passagens como director cultural do Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), o curador transformou máquinas antigas, jornais e registos áudio visuais em narrativas vivas da resistência moçambicana.
“Não são apenas arquivos, mas fragmentos da nossa alquimia colectiva”, explicou Féling Capela, emocionado ao guiar o Presidente pela exposição que concebeu.
Capela reforçou o papel da curadoria como ponte entre gerações: “Convido a todos a observar, sentir e perpetuar esta memória – a verdadeira independência está em recontar nossa história com criatividade".
A cerimónia reuniu ex-Presidentes, diplomatas e personalidades como Graça Machel, marcando o Jubileu de Ouro da Independência com uma viagem imersiva pelo acervo histórico de instituições da comunicação social, como o Jornal Notícias, Instituto de Comunicação Social, Centro de Documentação e Formação Fotográfica (CDFF), Bereau de Informação Pública, Rádio Moçambique e Televisão de Moçambique (TVM).
A exposição “50 Anos de Vozes, Imagens e Memórias: A Alquimia do Tempo em Nós” que teve o apoio do professor Jorge Dias e é organizada pelo GABINFO e o Ministério de Educação e Cultura ficará patente até final do mês no Centro Cultural Moçambique-China, com planos de itinerância nacional.
De frisar que Féling Capela é, actualmente, director e curador do Festival internacional de Poesia, Poetas D'Alma; em 2019 foi Director do “backstage” do festival Bushfire que decorre anualmente na vizinha Eswatini.