A exposição “Memórias, Trajectórias e Futuros”, no Pavilhão do Sector Empresarial do Estado (SEE), durante a realização da Feira Internacional de Moçambique (FACIM), foi inaugurada pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, com a presença de convidados do governo e parceiros.
Com curadoria do fotojornalista Féling Capela, a mostra reuniu cerca de 160 fotografias em formato A3, dispostas de forma horizontal e vertical, que retratam a história e os marcos institucionais de 26 empresas do SEE.
As imagens, em preto e branco na sua maioria e algumas coloridas, mostram edifícios do passado ao presente, operários construindo estruturas, gasodutos, trabalhadores marchando no Dia dos internacional dos Trabalhadores, intercâmbios económicos, assinatura de acordos, acções sociais às comunidades, entre outros momentos importantes que marcam o período pós independência de Moçambique.
O Presidente da República, após o périplo pela mostra, elogiou e felicitou o curador Féling Capela pela exposição muito bem conseguida, destacando a importância de preservar a memória histórica do país.
Féling Capela, conhecido por sua habilidade em contar a história dos moçambicanos através da fotografia, também é curador da exposição sobre o centenário do Jornal Notícias, patente no edifício-sede do matutino, e recentemente fez a curadoria da exposição “50 Anos da Comunicação Social”, no Centro Cultural Moçambique-China, igualmente inaugurada pelo Presidente Chapo. “Olha o passado analógico e o presente tecnológico no mesmo espaço, que boa atmosfera”, destacou Capela sobre a mais recente exposição.
A exposição acontece num momento especial, em que a FACIM celebra 60 anos e o Sector Empresarial do Estado comemora 50 anos de existência. A exposição “Memórias, Trajectórias e Futuros” esteve aberta ao público até domingo, dia que marcou o fim desta edição.