A Machel Fidus marcou presença na 7ª. edição das Conferências Índico, realizadas esta quarta-feira (3), em Maputo, com uma participação estratégica no painel “Infra-estruturas e soberania digital: a base para um crescimento inclusivo”.
O Gestor de Projectos da Machel Fidus, Charles Chadali, destacou o impacto do Projecto DIGI, uma iniciativa que promove a inclusão digital com enfoque nas comunidades mais vulneráveis, demonstrando como a tecnologia pode ser uma ferramenta real de transformação social e económica.
Durante o evento foi possível acompanhar a apresentação dos alunos da Escola Secundária de Nhamissa onde apresentaram a “Kutiva App”, uma biblioteca virtual criada com o objectivo de facilitar o acesso a conteúdos didácticos para todos os alunos do sistema nacional de educação e não só.
Para rematar a sessão foi também celebrada a assinatura oficial de um Memorando de Entendimento entre a Machel Fidus e a Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, estabelecendo uma aliança estratégica para acelerar o desenvolvimento de soluções digitais inclusivas em Moçambique.
“Participar nas Conferências Índico reforça o nosso compromisso com a transformação digital do país, num ambiente de diálogo aberto com os principais actores do sector público, privado e da sociedade civil. Estamos confiantes de que, juntos, podemos construir infra-estruturas digitais sustentáveis que promovam a inovação, a equidade e o crescimento económico”.
“Agradecemos à organização das Conferências Índico e a todos os parceiros por esta oportunidade de partilhar ideias e alinhar esforços para um futuro digital mais inclusivo”, afirmou Victor Zandamela, administrador-delegado da Machel Fidus.
A Machel Fidus é uma associação dedicada ao desenvolvimento humano e comunitário em Moçambique, com foco na educação da criança e do adolescente, com foco na inclusão digital e igualdade de oportunidades, investindo na capacitação para torná-las agentes activos de mudança nas suas comunidades.