O académico moçambicano José Cossa lança esta sexta-feira (19), às 15h30, no Anfiteatro da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) dois livros que versam sobre educação em Maputo.
Trata-se das obras “Processo de Ensino-aprendizagem: Lugar do Estudante, Diploma e do Professor” e “Qualidade de Educação e/ou Ensino e Desempenho Académico de Estudantes Vistos de Diferentes Perspectivas” que serão apresentados pelos professores doutores Benedito Maurício Sapane e Pedro Guilliche.
Para o Professor Doutor Fernando Francisco Tsucana, o livro “Processo de Ensino-aprendizagem: Lugar do Estudante, Diploma e do Professor” considera que o campo educacional consiste em um ambiente fértil, onde ideias, vivências e experiências se fundem, tendo como possíveis reflexos a obtenção de novos conhecimentos. “Diante deste contexto é possível dizer que existe uma diversidade de saberes no meio social, sendo plausível, debates e provocações constantes, visando a sua socialização nos mais variados espaços do conhecimento”, debruça-se.
Tsucana explora ainda que o autor não esconde a sua paixão pelo paradigma do ensino centrado no estudante, enfatizando que os espaços educacionais, os alunos em si e os professores devem trocar constantemente os seus saberes, visando uma ampliação de factos/circunstâncias que se relacionam com as práticas socioculturais e requeiram um diálogo.
“Este livro foi inspirado na crença de que o Diploma certifica e evidencia o caminho para a sabedoria; fonte de justiça. Os dados teóricos constantes neste livro são criticamente válidos para a busca do conhecimento representado pelo Diploma, seu valor simbólico e prático, como também continua íntegra a crença de que esse conhecimento deverá ser útil para a construção de uma nova sociedade, voltada para a realização do bem comum, fundada na solidariedade e comprometida com o respeito pela dignidade de todas as instituições educativas e seus actores: instituições de ensino, estudantes, conteúdos e professores – todos com papel crítico e complexo no processo de ensino e aprendizagem”, garante Tsucana.
De acordo com o Professor Doutor Daniel Daniel Nivagara, por sua vez, espera-se que, ao ler o livro “Qualidade de Educação e/ou Ensino e Desempenho Académico de Estudantes Vistos de Diferentes Perspectivas”, busque-se, de forma crítica e fundamentada, os determinantes da qualidade educacional, com base em estudos empíricos, análises teóricas e experiências de campo.
Nivagara, no seu prefácio à obra, entende que este livro ganha ainda mais interesse por ser fruto de investigações do autor, visto que, no decorrer da sua trajectória académica e profissional, tendo o suporte da revisão de literatura especializada, o que conferiu a disponibilidade de fontes alternativas para aprofundamento das temáticas em discussão no livro, ampliando assim a possibilidade de um contínuo debate sobre a melhoria da qualidade da educação. “Isto oferece elementos de suporte aos gestores, docentes, formuladores de políticas públicas e estudiosos da área para uma consideração cada vez maior e mais qualificada sobre o desempenho académico e a qualidade de educação”, salienta, acrescentando que valerá a pena, nesse contexto, que o presente livro possa ser um ponto de partida para constantes reflexões, investigações e acções que contribuam para uma educação de maior qualidade e mais equitativa em todos os subsistemas da educação moçambicana.
Os livros “Processo de Ensino-aprendizagem: Lugar do Estudante, Diploma e do Professor” e “Qualidade de Educação e/ou Ensino e Desempenho Académico de Estudantes Vistos de Diferentes Perspectivas” foram editados pela TPC Editora e Prize Books, respectivamente.