A criatividade, o talento e a coragem da juventude moçambicana ganharam novo destaque. A jovem Paxmene Gervácio dos Santos Pedro, de 19 anos, estudante do 3° ano do Curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Zambeze, é a grande vencedora do concurso “Tua Arte, Tua Voz, Tua Solução”, na categoria Reportagem.
Com a sua obra, Paxmene trouxe visibilidade a uma realidade tantas vezes esquecida: o abandono de edifícios históricos na cidade da Beira, outrora símbolos de desenvolvimento, mas hoje transformados em risco social e urbano.
A sua narrativa vai além da denúncia, é um convite à reflexão e à acção colectiva para que a cidade seja lembrada não apenas pelo seu passado, mas pelo futuro que ainda pode construir.
“Ao visitar esses locais percebi que não se trata apenas de estruturas físicas degradadas, mas de memórias colectivas em risco de desaparecimento. A minha reportagem é um apelo à valorização do património e à busca de soluções sustentáveis para a Beira”, afirma Paxmene.
O concurso “Tua Arte, Tua Voz, Tua Solução” foi concebido para incentivar jovens a usar a arte como meio de reflexão e transformação social, dando voz às suas ideias e soluções para os desafios da governação local e da participação cidadã.
Para a organização promotora, a vitória de Paxmene representa mais do que o reconhecimento de um talento: é a prova de que a juventude moçambicana está pronta para propor soluções inovadoras e inspira mudanças reais.
Este resultado reforça o compromisso de continuar a apoiar iniciativas que elevam a voz dos jovens e mobilizam a sociedade em torno de uma agenda de desenvolvimento inclusivo, sustentável e humano.
O concurso “Tua Arte, Tua Voz, Tua Solução” contou com três categorias: Fotografia, Vídeo Storytelling e Reportagem Jornalística, premiando jovens criadores que usaram a sua arte para destacar áreas críticas da governação e propor soluções inovadoras
A Bloco 4 Foundation é uma instituição não-governamental de pesquisa e advocacia que procura promover a construção de espaços para o exercício de cidadania, activismos e monitoria de políticas sociais em Moçambique nas relações entre os cidadãos e o Estado.

Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial do projecto Entre Aspas.