No último domingo (28) de 2025, a Baía de Inhambane, viveu um ambiente invulgar, com 70 barcos à vela competindo, naquilo que se tornou a segunda edição da Regata da Baía de Inhambane, que movimentou mais de 700 competidores.

Mar multicolor e muita emoção, este é o panorama de um dia que ficou registado na memória de todos, sobretudo de aqueles que partilharam mais de 190 mil meticais, um total de prémios disponível, para além de velas personalizadas, na realização desta empolgante competição de barco à vela.

A iniciativa que acontece pela segunda vez não só celebrou a tradição marítima local, como também reafirmou o enorme potencial turístico de Inhambane.

O Governador de Inhambane, Francisco Pagula, almeja que a competição de Barco à Vela, através de Inhambane, seja uma referência de Moçambique a nível mundial, apesar de apontar a sua profissionalização como um dos desafios.

Na ocasião, Pagula destacou ainda a importância da Regata de Inhambane como uma poderosa ferramenta para dinamizar o turismo local e incentivar os jovens à prática do desporto náutico, promovendo o surgimento de novos talentos na vela.

“Há necessidade de pegarmos a vela como um incremento, como um aditivo daquilo que pode impulsionar o nosso turismo”, realçou Pagula, assegurando que esta marca veio para ficar, a acontecer, sempre, no mês de Dezembro.

“Há uma visão de envolvimento das comunidades pesqueiras, como factores que dão valor ao nosso turismo”, assegurou o governante, acrescentando que a vela em Inhambane é uma identidade, é uma cultura. “São tantos jovens, tantos pais, que são referências nacionais porque cresceram através de um barco à vela”.

Na próxima edição, o Governo Provincial de Inhambane pretende tornar a regata uma actividade sustentável para os marinheiros. “Nós queremos que as diferentes empresas e entidades privadas possam patrocinar e fazer a sua publicidade através da vela.

Pagula sublinhou ainda que a regata passará a integrar o calendário anual de eventos da província, tornando-se uma marca distintiva de Inhambane e um atractivo permanente para visitantes nacionais e internacionais.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart